Trabalho em grupo, trabalho do futuro

Cada vez mais, o mundo é construído por equipes. Prepare o seu filho desde cedo para ser um ótimo colaborador

31/03/2014 10:26

Educar

"O trabalho em equipe, na verdade, não é fácil para ninguém. Abrir mão do que pensamos ou queremos para dar lugar ao outro é um desafio para o ser humano", afirma a psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano. Foto: Aline Casassa

“O trabalho em equipe, na verdade, não é fácil para ninguém. Abrir mão do que pensamos ou queremos para dar lugar ao outro é um desafio para o ser humano”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano. Foto: Aline Casassa

“Hoje, as empresas trabalham com grandes projetos. Às vezes, até pagam bônus para equipes de destaque. Por isso, as crianças têm de aprender a colaborar com colegas desde cedo”, ressalta Paula Furtado, psicopedagoga e autora de vários livros. E não é só questão de se tornar um profissional competente. Quanto mais participativos e generosos formos, melhor para toda a sociedade.

É claro, porém, que isso parece mais fácil do que é. “O trabalho em equipe, na verdade, não é fácil para ninguém. Abrir mão do que pensamos ou queremos para dar lugar ao outro é um desafio para o ser humano”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano, de São Paulo. Por isso mesmo, essa habilidade tem de ser trabalhada, e muito!

Ao trabalhar em grupo, é importante expor o seu ponto de vista sem exaltação, e também ouvir os colegas – igualmente sem exaltação e com respeito. E que outro lugar seria melhor para aprender a fazer isso do que em casa, com a família? “A família deve funcionar como grupo, combinando regras e cumprindo-as, sem muito blábláblá”, aconselha a psicopedagoga Paula Furtado. Isso significa se reunir, conversar direta e claramente – sem levar tudo para o pessoal, nem passar horas em cada tópico – e chegar a combinados, por exemplo: quem sair da sala por último tira os aparelhos eletrônicos das tomadas; quem não tiver lição de casa fará companhia para a vovó; uma vez por semana, prepararemos o jantar todos juntos. Assim, a colaboração se torna algo natural para a criança.

Quer colaboração maior do que uma classe inteirinha tentando aprender uma lição? Participando de brincadeiras, preparando celebrações? O próprio sistema escolar é um grande exemplo de trabalho em grupo e, quanto mais o seu filho se sentir “pertencente” àquele mundo, melhor. Por isso, valorize a convivência escolar, emitindo opiniões positivas sobre colegas, professores e atividades e permitindo que seu filho participe das mais diversas experiências, como aulas extracurriculares e projetos de ajuda à comunidade organizados pela instituição, por exemplo.

Texto extraído do site: http://educarparacrescer.abril.com.br/

Para  conferir o texto na íntegra, acesse o site.

Beijos,

Adriana

Sugestão de Atividade da Semana:

• Atividade extraída da internet para fins didáticos – autor desconhecido

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!